Hoje em dia, para se informar sobre um produto, obter um número de telefone, o endereço de uma loja ou para comprar um produto, a primeira coisa que as pessoas fazem é pesquisar no Google.
E se seu site aparece na primeira página, vai ter muito mais visibilidade e consequentemente, vender mais.
Talvez você se pergunte: por que vale tanto a pena aparecer na primeira página? Simplesmente porque a primeira página concentra 92% do tráfego para o seu site.
Agora, o caminho pode ser longo, mas se você souber aplicar as técnicas certas, esse processo vai ser mais fácil e os resultados mais rápidos.
E é justamente isso que vamos mostrar aqui!
Aparecer na primeira página do Google: quais as vantagens para a sua empresa?
Não sei se você sabe, mas a primeira página do Google representa mais de 92% dos cliques quando alguém faz uma pesquisa.
Já a segunda página, recebe menos de 5% dos cliques, e isso vai diminuindo na página seguinte, na outra página…
Assim, se o seu site não aparece na primeira página do Google, é como se a sua empresa não existisse.
Funciona como uma prateleira de supermercado. O que mais chama a atenção são os produtos que estão logo na frente e não aqueles escondidos.
Ou seja, se o seu site é mais visível, vai ser mais acessado por potenciais clientes, e as chances de escolher a sua empresa são muito maiores.
Veja algumas vantagens:
- Aumentar a visibilidade do seu site;
- Gerar o engajamento com o seu conteúdo;
- Atrair um tráfego qualificado;
- Aumentar o número de conversões;
- Mostrar a autoridade e reputação da sua empresa;
- Ganhar a confiança do seu público.
Como posicionar meu site na primeira página do Google?
Então, existem basicamente duas maneiras para colocar seu site na primeira página do Google:
- Criando publicidade no Google Ads;
- SEO.
Essas duas técnicas, embora diferentes, utilizam praticamente os mesmos mecanismos, como a definição de palavras-chave e conteúdos que despertem a atenção da sua audiência.
Os resultados no Google Ads são mais rápidos, só que os anúncios são pagos. Ao contrário do SEO, que vai demorar mais um pouco, mas você não vai ter que pagar nada, sendo uma estratégia que vai funcionar a longo prazo.
Vamos tentar resumir cada uma dessas técnicas para ranquear melhor o site da sua empresa.
Como aparecer na primeira página do Google com o Google Ads
Na verdade, a maneira mais rápida de se posicionar na primeira página do Google é pagar por um anúncio.
Basicamente, você cria anúncios que são exibidos como links patrocinados no topo dos resultados de pesquisa para aquele produto ou serviço.
É preciso criar uma lista de palavras-chave relacionadas com o produto, e você só paga quando alguém clica no anúncio.
Se você não tem muita paciência, o Google Ads é uma excelente maneira de gerar rapidamente tráfego qualificado para o seu site.
Apenas lembre-se que se não tem anúncio, sua empresa não aparece.
Como aparecer na primeira página do Google gratuitamente com o SEO
A grande vantagem do SEO em relação ao Google Ads é que os resultados são permanentes.
Ou seja, aplicando as técnicas corretas e regularmente, o site da sua empresa tem grande chance de estar sempre na primeira página do Google gratuitamente.
SEO significa otimizar o seu site para os mecanismos de pesquisa, no caso aqui, o Google.
É praticamente impossível listar todas as técnicas aqui, mas vamos mostrar algumas delas:
1.Escolher boas palavras-chave
Boas palavras-chave são aquelas que seus potenciais clientes digitam quando estão pesquisando.
E é melhor escolher palavras-chaves relacionadas com o seu nicho de mercado.
Às vezes, é melhor focar em palavras-chave mais longas e menos procuradas.
2.Título atrativo
O primeiro contato do cliente com o seu site é com o título.
Por isso, pense algo atrativo e que inclua a palavra-chave.
A ideia aqui é que só pelo título, o leitor já queira clicar e assim, vai conhecer mais os seus produtos e/ou serviços.
3.Conteúdo bem elaborado
O ideal é que o conteúdo seja claro, objetivo, informativo e principalmente, desperte o interesse de quem acessa o seu site para querer saber mais.
Além disso, tome muito cuidado no momento de inserir as palavras-chave, para que não sejam colocadas aleatoriamente no texto, mas naturalmente incorporadas.
Quando você tem um conteúdo interessante, aumenta muito a chance de outros blogs inserirem backlinks grátis direcionados para o seu site.
Isso quer dizer que o que você escreveu agrega valor para os leitores desses blogs, e o Google leva muito em consideração na hora da classificação de um site a quantidade de links.
Talvez hoje seja uma das maneiras mais fáceis de ranquear um site no Google.
4.Site responsivo
Hoje em dia, a maioria das pessoas acessa a Internet através de smartphones e tablets, e o Google privilegia um site que seja adaptado aos dispositivos móveis.
É importante que a navegação seja fácil e que mesmo em uma tela menor, seu cliente encontre tudo o que precisa, da mesma forma que faria através de um computador.
Preste também atenção ao tempo de carregamento da página, principalmente porque as pessoas querem tudo rápido e não têm tempo de ficar uma página carregar.
5.Criar uma página no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma das melhores ferramentas para as empresas.
É um método simples e rápido para que seu site apareça na primeira página do Google para as pesquisas locais.
Veja algumas dicas para otimizar seu perfil no Google Meu Negócio:
- Atualize sempre as informações;
- Colocar fotos do seu site;
- Publicar novidades;
- Adicionar produtos e serviços.
Essas foram apenas algumas maneiras para otimizar o seu site, e com certeza, funcionam.
É claro que aparecer no topo da primeira página do Google requer trabalho e tempo, mas tenha em mente que é umas das melhores coisas que você pode fazer hoje.
Vivemos na era digital e é quase que obrigatório que ter um site na Internet, e melhor ainda, quando aparece logo na primeira página do Google.