WhatsApp Marketing – 7 estratégias de sucesso

Toda plataforma de mídia social pode se beneficiar de alguma forma de estratégia de marketing, incluindo o WhatsApp. O WhatsApp Marketing é um tipo de marketing de mensagens que promove uma marca por meio desse canal. É um pouco como o SMS devido a este serviço de mensagens ser usado para uso diário por muitas pessoas em todo o mundo.

A plataforma permite que você se conecte com outras pessoas através dos serviços de dados do seu telefone ou no WIFI. Esse tipo de marketing ainda é eficaz para muitas marcas que desejam atingir um grande público, construir relacionamentos fortes e, o mais importante, aumentar as vendas.

Os benefícios do WhatsApp Marketing

Há benefícios no marketing do WhatsApp, principalmente porque é usado por muitas pessoas. A partir de 2021 no Reino Unido, 30,1 milhões de pessoas eram usuários ativos mensais do WhatsApp.

Um dos principais benefícios do WhatsApp é que ele é seguro e privado de olhares indiscretos. É um espaço seguro e privado para os usuários se comunicarem com outras pessoas sem precisar se preocupar com o comprometimento de seus dados.

O mensageiro está ativo em tempo real, tornando-o útil para profissionais de marketing que desejam falar diretamente com o usuário além das comunicações iniciais. Para o marketing, é uma das plataformas mais versáteis porque é um canal digital altamente envolvente. Você pode enviar praticamente qualquer coisa através deste serviço de mensagens, sejam imagens, anexos, gravações de voz, etc.

Profissionais que trabalham com marketing médico em Goiânia já usam a tempos o WhatsApp Marketing para divulgar dicas de saúde aos pacientes, mantendo um relacionamento de confiança. Estes pacientes em sua grande maioria sempre voltam a clinica.

Com tantas oportunidades de se conectar, vale a pena dar uma chance ao WhatsApp Marketing.

WhatsApp Messenger vs WhatsApp Business para empresas de comércio eletrônico

Existem duas partes para este serviço de mensagens, WhatsApp messenger e WhatsApp Business. A plataforma lançou o WhatsApp Business em 2018 para fornecer um serviço para pequenas e médias empresas.

Ambos os aplicativos são de formato semelhante, mas têm recursos diferentes, sendo um mais eficaz para as empresas do que o outro.

As similaridades

O design e o layout são praticamente os mesmos, a única coisa diferente é o logotipo. Ambos os aplicativos também são gratuitos para download e uso na Apple Store ou na Google Play Store. Não há preocupação com segurança com serviços de criptografia de ponta a ponta para ambas as plataformas.

Ambas as plataformas atendem a capacidade de compartilhamento de multimídia e mensagens para alcançar muitos usuários diferentes ao mesmo tempo.

As diferenças

O WhatsApp Business fornece um recurso adicional na forma de Etiquetas do WhatsApp, que codificam suas conversas por cores. Isso pode ajudar a marcar contatos ou grupos individuais e dar nomes a eles para organizar seus dados com eficiência.

O WhatsApp Business permite adicionar mais informações ao seu perfil, enquanto o WhatsApp Messenger é limitado. Um bom benefício do WhatsApp Business é que você pode automatizar as mensagens, o que é útil para o marketing.

7 estratégias de WhatsApp Marketing

Statista relata que de todos os usuários móveis ativos no Reino Unido, há pelo menos 80% que usam ativamente o WhatsApp para enviar mensagens aos outros. Portanto, com um público disponível para explorar, convém utilizar qualquer uma das estratégias de marketing do WhatsApp para 2022 abaixo.

1. Priorize o texto sobre as chamadas.

Embora seus agentes de cliente possam ser eficientes em seu bate-papo de vendas, é bom se concentrar no texto, pois muitos usuários preferem falar com alguém que não conhecem por telefone.

2. Concentre-se na construção de relacionamentos com os clientes.

Não se trata apenas de vender seu produto. Concentrar-se na construção de relacionamentos com os clientes é uma ótima maneira de as marcas se conectarem com seu público, quer tenham comprado algo ou não. Isso os torna mais confiáveis ​​e os usuários são mais propensos a fazer uma compra como resultado.

3. Segmente seu público para experiências personalizadas.

Segmentar seu público com o recurso Etiquetas do WhatsApp é uma ótima maneira de garantir que seus usuários tenham uma experiência mais personalizada. Por quê? Bem, porque provavelmente existem diferentes demografias de usuários que uma mensagem de marketing pode não atender tanto quanto outra. Proporcionar a melhor experiência do usuário é fundamental!

4. Use a automação para informar os clientes sobre mudanças de estoque.

Para o comércio eletrônico, é importante que você esteja trocando todo o seu estoque e não sobrando muito para desperdiçar. Então, com isso em mente, você pode usar a ferramenta de automação do WhatsApp através do aplicativo WhatsApp Business para alertar os clientes sobre novos estoques, descontos e promoções, e quaisquer outras alterações nos produtos que estão sendo vendidos.

5. Faça uso de histórias para dar mais informações sobre a marca.

As histórias sociais provaram ser significativamente eficazes na promoção de uma marca. Ao fazer vendas sociais para marcas de comércio eletrônico, use as histórias do WhatsApp para dar uma perspectiva dos bastidores do seu negócio.

6. Crie grupos para promoção adicional.

Os grupos são uma ótima maneira de segmentar, mas também podem fornecer uma oportunidade de pesquisa e feedback. Vale a pena criar esses grupos sempre que possível para desenvolver e aumentar seus relacionamentos com os usuários.

7. Use os recursos adicionais que o WhatsApp Business oferece.

O WhatsApp Business oferece uma variedade de recursos diferentes que vale a pena aproveitar. Recursos como mensagens de voz podem ser úteis, bem como visualizações no aplicativo que dão aos usuários um vislumbre de uma página da web antes de clicar nela.

Exemplo de sucesso com WhatsApp Marketing

Por que o WhatsApp é bom para marketing? O WhatsApp é uma ótima maneira de as marcas aproveitarem outra plataforma social acessível a muitos usuários, incluindo muitos de seus clientes existentes.

Hellman’s

Para incentivar os brasileiros a cozinhar maionese, a campanha envolveu conectar os usuários com um chef de verdade por meio do WhatsApp.

Estudo de caso de negócios do WhatsApp da Hellmans
O usuário precisaria enviar uma foto do conteúdo de sua geladeira, que o chef usaria para criar uma receita personalizada! Mais de 13.000 clientes acabaram participando como resultado.

Existem muitas ideias de campanhas de marketing do WhatsApp para usar para utilizar esta plataforma para seus próprios usuários este ano.

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